quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Abordagem geral das respostas:

01- Todos os entrevistados consideram que a tentação tem origem tanto na pessoa quanto vem do ambiente externo.

02- Três dos entrevistados afirmaram que os dois textos abordam questões diferentes. Os demais não chegam a afirmar diretamente isso. De modo geral, a compreensão é que o texto de Efésios aborda a questão da salvação pela por meio da fé e da graça, enquanto o texto de Tiago revela que as obras são a confirmação da fé.

03- Esta questão da utilização do óleo para a cura da enfermidade foi a que mais apresentou divergência entre os entrevistados. Dois deles afirmaram que o óleo trata-se apenas de um símbolo bíblico. Um deles afirmou que sua utilização não é mais necessária em nossos dias. Outros dois afirmam que o uso do óleo continua a ter validade. Um não respondeu à questão.

04- Quanto à relação entre rico e pobre dentro das igrejas, apenas dois entrevistados consideram que há uma relação de privilégio do rico em detrimento do pobre. Dois afirmam que essa relação é saudável em sua comunidade, e outros dois não se posicionaram.

05-Os temas centrais suscitados pelos entrevistados:
· Jesus não está interessado no aspecto místico da nossa fé, mas na nossa disposição em fazer a Palavra se tornar palpável na nossa vida;
· Fé sem obras, apenas religiosidade;
· Uma vida cristã prática;
· A fé que produz obras, mas também pode ser instrução para uma igreja sadia;
· Fé, dom de Deus;
· Submissão a Deus.

Um comentário:

  1. Sabemos que quando se trata de buscar um aprofundamento nas questões históricas, em quaisquer dos sentidos abordados nesse seminario, é impossivel não se criar uma polemica, mas vocês conseguiram expressar suas opiniões de maneira que se pudesse entender que apesar de não se poder chegar a um ponto decisivo nas questões de autoria e datação, a qualidade do documento estudado não se altera e isso é o que representa maior importancia; DEUS abençõe vocês parabenss!

    ResponderExcluir