quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Entrevista acerca do livro de Tiago:

A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi qualitativa. Entrevistamos seis pessoas de igrejas e cidades diferentes com o objetivo de identificar como é realizada a leitura do livro de Tiago nas comunidades eclesiais. Para realização da entrevista, que ocorreu ao longo do mês de novembro de 2009, utilizamos alguns trechos do livro acima citado. A identidade dos entrevistados será ocultada. Seguem abaixo as perguntas e respostas da pesquisa.
Questões:
01- Como conciliar o conceito de Tiago, de que a tentação tem origem na pessoa, com o conceito atual de que a tentação vem do ambiente externo?

02- Analise a relação entre Tiago 2.20,24 e 26 “Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” e o texto de Efésios 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

03- O texto de Tiago propõe o uso do óleo para a cura da enfermidade (Tg.5.14,15). Como você vê a realidade desse texto para nossos dias?

04- Como você vê a relação entre ricos e pobres apresentada por Tiago (capítulo 5) em sua igreja hoje?

05- Em sua opinião, qual é o tema central da epístola de Tiago?

Nenhum comentário:

Postar um comentário